SOBRE

 

PPGEM

A Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP vem formando Engenheiros de Minas por mais de 120 anos, sendo uma instituição de grande tradição e seriedade, além de estar inserida em uma região de intensa atividade mineradora. Seus egressos vêm, ao longo dos anos, ocupando posições de destaque em empresas e órgãos públicos.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral – PPGEM da UFOP apresenta algumas peculiaridades:

  • Localização em região de intensa atividade mineradora;
  • Comprometimento explícito com a Engenharia Mineral;
  • Disciplinas ministradas ao longo do período letivo, com utilização eventual de cursos de 45 ou 60  horas-aula com oferta semestral;
  • Enfoque nos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável da mineração.

O PPGEM tem por objetivo a formação acadêmica em níveis de Mestrado e Doutorado, qualificando os egressos nos fundamentos e aplicações da Engenharia Mineral (Lavra de Minas e Tratamento de Minérios), preparando-os para o exercício de atividades tanto em instituições de ensino e/ou pesquisa quanto diretamente junto ao sistema produtivo. O profissional formado por este programa deverá possuir uma visão crítica em relação ao desenvolvimento sustentável e suas aplicações. Os trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos têm um forte apoio de empresas, da região e fora dela, devido à sua aplicação imediata na resolução de problemas da Engenharia de Minas.

Só são elegíveis ao programa os candidatos portadores de diploma de graduação em Engenharia de Minas ou áreas afins, definidas pelo colegiado, devidamente credenciados pelo MEC. As áreas afins dependem da área de concentração em que o candidato irá desenvolver seu trabalho de pesquisa. São consideradas áreas afins: Engenharias, Geologia, Licenciatura e Bacharelado em Química, Química Industrial.


Histórico


O curso de Mestrado em Engenharia Mineral, credenciado pela CAPES, iniciou suas atividades em março de 1998 e forma mestres em duas áreas de concentração: Lavra de Minas e Tratamento de Minérios. O curso de Doutorado tem o mesmo perfil, mas iniciou suas atividades em agosto de 2015.

Pela tradição e localização privilegiada de Ouro Preto, esses cursos propiciam uma grande interação com o setor mineral. Os trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos são voltados para a resolução de problemas reais das empresas mineradoras, buscando inserir nesses trabalhos um embasamento científico e tecnológico, o que propicia a formação de profissionais de alta qualificação para o setor.

De 1998 até dezembro de 2020 o PPGEM teve 259 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado defendidas. No quadriênio de avaliação da CAPES 2013-2016 foram concluídas 58 dissertações de mestrado, enquanto que no quadriênio de avaliação da CAPES 2017-2020 foram concluídas 64 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado.

Missão e objetivo
 

A Escola de Minas (EM) da UFOP é uma instituição pioneira na formação de Engenheiros de Minas no Brasil desde a sua fundação em 1876. Instituição de grande tradição e seriedade tem desempenhado um papel de vanguarda na área de mineração numa região de intensa atividade mineradora. Seus egressos vêm, ao longo dos anos, ocupando posições de destaque em empresas privadas e órgãos públicos. O seu dístico expressa bem seus valores: cum mente et malleo (com mente e martelo), enfatizando a indissociabilidade entre teoria e a prática da engenharia. Seu objetivo fundamental é formar profissionais de alto nível, especialistas nas questões relativas ao aproveitamento racional dos recursos naturais.
 

Um dos pilares da proposta do PPGEM é a busca do equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e a integridade ambiental, modernamente denominada sustentabilidade ambiental. O desenvolvimento sustentável tem sido definido como sendo uma abordagem ao progresso que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades.
 

O PPGEM tem como valores fundamentais a promoção de um ensino de qualidade, priorizando sempre a formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade e promover uma visão crítica em relação ao desenvolvimento sustentável e suas aplicações.
 

O PPGEM (criado em 1998) tem como missão a formação acadêmica em nível de mestrado e doutorado de profissionais com base nos fundamentos e aplicações da Engenharia Mineral, preparando-os para o exercício de atividades tanto em instituições de ensino e/ou pesquisa quanto junto ao sistema produtivo.
 

O perfil do egresso almejado pelo PPGEM é de profissionais para atuarem como docentes em instituições de ensino e pesquisa, sobretudo nos cursos de graduação em Engenharia de Minas criados a partir de 2007 no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Governo Federal. Além disto, o PPGEM vislumbra a formação de profissionais de alta qualificação para o setor mineral assim como a disponibilização dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos e voltados para a resolução de problemas reais do setor.
 

As áreas de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa, o corpo docente, a estrutura curricular, e a infraestrutura física, laboratorial e computacional, apresentam aderência, articulação e atualização compatíveis com a missão do PPGEM. Estes itens estão descritos a seguir.