Egressos

De acordo com a missão e objetivos do PPGEM, o perfil do egresso almejado pelo PPGEM é de profissionais para atuarem como docentes em instituições de ensino e pesquisa (principalmente, para atuarem nos recém-criados cursos de graduação em Engenharia de Minas no âmbito do Reuni em todo território nacional). Além disso, o PPGEM vislumbra a disponibilização ao setor mineral, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos voltados para a resolução de problemas reais das empresas mineradoras, com a formação de profissionais de alta qualificação para o setor.
 

O acompanhamento de egressos do PPGEM não era feito de forma sistemática e sim através de ações pontuais, como interação em congressos, palestras e participação em atividades, incluindo bancas de avaliação de defesa de dissertação.
 

A partir de 2019, iniciamos (com a ajuda de bolsista de graduação supervisionado pelo Professor Carlos Alberto Pereira) um trabalho de atualização cadastral de nossos egressos, visando a facultar o levantamento de indicadores quantitativos sobre o impacto do PPGEM na formação de recursos humanos dentro do setor mineral. Este trabalho adotou como base as informações na rede de ex-alunos da Escola de Minas (agora ampliada pela UFOP). Ademais, dados advindos da rede LinkedIn e uso de mala direta também são usados para coleta e montagem do banco de dados dos egressos.
 

Em 2020, o CPPGEM aprovou a Resolução CPPGEM 02.2020 (9 de setembro de 2021) que dispõe sobre a política de acompanhamento de egressos do PPGEM. Dentro desta política foi criada a comissão de Egresso constituída por dois docentes do PPGEM com mandato de 2 anos prorrogáveis por mais dois, a qual deverá publicar no final do segundo e do quarto ano de cada quadriênio da avaliação um relatório de Egresso contendo a consolidação dos dados do perfil de ex-alunos. O Relatório de Egresso é desenvolvido com base nas respostas do Formulário de Egresso.
 

Nos últimos 10 anos (de 2011 a 2020) foram defendidos 176 trabalhos de conclusão (164 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado) sendo 10 das 12 teses de doutorado defendidas por egressos do mestrado. Desta forma tem-se um total de 166 ex-alunos do PPGEM. No entanto, deste total apenas 151 estavam com os contatos atualizados e para estes foi encaminhado, via e-mail, questionários eletrônicos. Dos 151 questionários enviados apenas 79 foram respondidos (52% dos egressos).
 

Assim, considerando as 79 respostas, chegamos ao seguinte perfil de egresso:
 

  • Titulação: 87,3% dos egressos são mestres e 12,7% são doutores. O baixo percentual de doutores refletem a implantação recente (em 2015) do doutorado.
  • Residência atual dos egressos: 51,9% dos egressos residem em sua maioria no Estado de Minas Gerais (51,9%). Isto pode estar associado ao fato de estarmos localizados em uma província mineral. Outro número interessante refere-se ao percentual de 8,9% dos egressos residindo no exterior sugerindo uma “fuga de cérebros” uma vez que a pesquisa é mais valorizada em outros países.
  • Formação acadêmica dos egressos: 66.7% dos egressos fizeram a graduação na UFOP e 64.6% receberam bolsa de algum órgão de fomento. Esses resultados sugerem fortemente que o aluno formado em Engenharia de Minas pela UFOP dá continuidade à sua formação em sua instituição de origem.
  • Atuação profissional: 48.7% dos egressos atuam no serviço público enquanto 23,1% são autônomos e 28.2% apresentam um vínculo em regime CLT.
  • Setor de atuação: 43% setor da educação; 29.1% setor industrial e 8.9% governamental. 
  • Função profissional: 32,9% dos egressos exercem função docente e 16,5% exercem função de gestão.
     

Um dado importante é a atuação como gestor no setor industrial de 16,5% dos egressos. Esses números demonstram que a formação recebida pelos egressos do programa os habilita a atuar tanto no setor acadêmico, como no setor industrial em cargos de destaque.
 

Os resultados obtidos apontaram que os egressos apresentaram um perfil bem definido. Eles indicaram que, em sua maioria, os egressos que cursaram obtiveram o título de mestre, moram no estado de Minas Gerais, estudaram em instituição de ensino público durante o ensino médio, realizaram graduação na UFOP e foram bolsistas.
 

Com relação a suas atividades atuais, os egressos são em sua maioria servidores públicos e atuam como docentes em instituições públicas de ensino. Vários ex-alunos do PPGEM têm sido contratados através de concursos públicos para atuarem em diversas instituições de ensino. Dentre elas destacam-se: Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Universidade Federal de Alfenas, CEFET do Espírito Santo, Araxá, Leopoldina, Universidade Federal do Pará além de outras instituições particulares de ensino.
 

Os egressos consideraram, quase unanimemente, que a formação recebida no PPGEM foi excelente e que o aprendizado tem influenciado positivamente em suas práticas profissionais.