Procedimento para requerer o diploma
1° PASSO: o discente deverá encaminhar ao e-mail ppgem@ufop.edu.br a versão final da dissertação/tese, em formato PDF, com ficha catalográfica e folha de aprovação emitida pelo orientador via SEI.
Instruções do SISBIN: Declaração de nada consta e ficha catalográfica.
O termo de autorização do autor está disponível no repositório institucional: Clique aqui para acessar.
2º PASSO: o PPGEM irá emitir o termo de concessão de grau e repassar ao discente.
3º PASSO: o discente irá acessar o portal MinhaUFOP e requerer o diploma.
Serão de responsabilidade dos alunos os seguintes documentos pessoais a serem digitalizados para protocolização, até mesmo o Histórico Escolar (que pode ser expedido pelo Portal).
- Termo de Concessão de Grau;
- Histórico Escolar (deve ser gerado após a emissão do termo de concessão de grau). ATENÇÃO! verificar se os dados do histórico estão corretos! Qualquer divergência deve ser solicitada a correção à secretaria;
- Diploma do grau anterior (frente e verso);
- Carteira de Identidade (não é aceita a CNH, pois não contém todos os dados pessoais necessários);
- Passaporte ou Carteira de Registro Nacional Migratório para estrangeiros;
- Certidão de Quitação eleitoral emitita pelo TSE;
- Nada consta do SISBIN.
Vejam abaixo a tela que o aluno visualizará:
Na mesma tela o aluno deverá também conferir seus dados pessoais e, em caso de divergência, solicitar à secretaria do PPGEM a correção, pois estes dados são impressos no verso diploma e qualquer divergência invalida o documento:
Da mesma forma, caso haja problemas com os registros acadêmicos no Histórico Escolar, o aluno também deverá procurar a secretaria do PPGEM para realizar as correções.