Normas gerais da UFOP
Normas Internas do PPGEM
SOLICITAÇÕES VIA PORTAL MINHA UFOP
protocolização dos seguintes requerimentos deverá ser realizada pelos alunos regulares conforme as orientações disponíveis no arquivo:
• Solicitação de Matrícula em Disciplina;
• Solicitação de Alteração de Matrícula;
• Solicitação de Matrícula em Disciplina não Integrante do Currículo do Curso;
• Solicitação de Vinculação em tarefa Especial - Elaboração de Tese ou Dissertação;
• Solicitação de Aproveitamento de Estudos;
• Solicitação de Trancamento de Matrícula em uma ou mais disciplinas;
• Solicitação de Trancamento Total de Matrícula;
• Solicitação de Trancamento de Matrícula por motivo de Força Maior.
SOLICITAÇÕES VIA REQUERIMENTO PARA DIVERSOS FINS
Deverão ser realizadas através do requerimento para diversos fins as solicitações de concessão de créditos; cancelamento de bolsa de estudos; cancelamento de matrícula no curso; prorrogação de prazo para defesa; prorrogação de prazo para qualificação e outros assuntos não listados acima.
OBS: deverá ser encaminhado ao e-mail: ppgem@ufop.edu.br.
IMPORTANTE! Não serão aceitos documentos digitalizados, o documento deve ser preenchido e assinados utilizando uma assinatura eletrônica com certificação digital válida.
As duas opções a seguir (ICPEdu e gov.br) são gratuitas:
QUALIFICAÇÃO
O requerimento devidamente preenchido e a documentação exigida devem ser encaminhados com pelo menos 10 dias de antecedência para o e-mail: ppgem@ufop.edu.br.
DEFESA
O requerimento devidamente preenchido e a documentação exigida devem ser encaminhados com pelo menos 10 dias de antecedência para o e-mail: ppgem@ufop.edu.br.
Segundo Resolução CPPGEM 02/2024 o preenchimento do formulário de autoavaliação é requisito obrigatório para a defesa da dissertação ou tese por parte do discente:
DIPLOMA
Procedimento para requerer o diploma
1° PASSO: o discente deverá encaminhar ao e-mail ppgem@ufop.edu.br a versão final da dissertação/tese, em formato PDF, com ficha catalográfica e folha de aprovação emitida pelo orientador via SEI.Serão de responsabilidade dos alunos os seguintes documentos pessoais a serem digitalizados para protocolização, até mesmo o Histórico Escolar (que pode ser expedido pelo Portal).
Verificar se os dados do histórico estão corretos! Qualquer divergência deve ser solicitada a correção à secretaria;
Vejam abaixo a tela que o aluno visualizará:
Na mesma tela o aluno deverá também conferir seus dados pessoais e, em caso de divergência, solicitar à secretaria do PPGEM a correção, pois estes dados são impressos no verso diploma e qualquer divergência invalida o documento:
Da mesma forma, caso haja problemas com os registros acadêmicos no Histórico Escolar, o aluno também deverá procurar a secretaria do PPGEM para realizar as correções.
AUXÍLIOS FINANCEIROS
Os discentes podem solicitar auxílio financeiro para realização de pesquisas de campo no país e para participação em eventos científicos.
São duas as modalidades de concessão: via PROAP (Programa de Apoio à Pós-graduação da CAPES) e via PROPPI (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação).
Para verificar as regras de cada modalidade de auxílio e ter acesso aos formulários, acesse a página abaixo.
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Conforme definido pelo CPPGEM, o prazo para entrega do plano de atividades é de até 30 dias após o início do semestre letivo da graduação. O prazo para entrega do relatório final é de até 15 dias após o término do período letivo da graduação.
LABORATÓRIOS
Clique no ícone para acessar o formulário de requisição: