Com área de 60 metros quadrados, conta com 20 computadores de alto desempenho com os seguintes programas específicos devidamente licenciados: Datamine, Deswik, Micromine, Mine Plan, Vulcan, Nextlion, Iblast, ShotPlus, Ventsim. Esses softwares constituem na ferramenta essencial para os projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado na área de lavra de minas e planejamento de lavra de minas.


Os softwares mencionados foram licenciados graças a parcerias celebradas com os fornecedores e desenvolvedores dos sistemas computacionais e têm como objetivo principal o desenvolvimento de pesquisas e capacitação dos alunos de graduação e pós-graduação na área de lavra de minas. Bem como o desenvolvimento interno de aplicativos para melhorias dos programas. Também foram licenciados os softwares Udess, Dopler e Dsim desenvolvidos pelo Projeto Delphos da Universidade do Chile.


O software Deswik foi desenvolvido para aproveitar ao máximo as últimas tecnologias de alto desempenho e excelentes algoritmos de computação com uma interface flexível e intuitiva. Compreendem os seguintes pacotes: Deswik.Cad, para Design e Modelagem de sólidos; Deswik.OPS, para Sequenciamento e Monitoramento da Operação; Deswik.Sched, para Sequenciamento por gráfico de Gantt; Sewik.IS sequenciador interativo; Deswik.LHS, para sequenciamento do transporte e disposição de material; Deswik.AdvUGM de Lavra subterrânea avançada de metais; Deswik. AdvOPM de lavra a Céu Aberto de metais avançada e Deswik.MDM de Gerenciamento de dados de mina.


Já o software Datamine Studio 3D de planejamento de mina, possui também todas as ferramentas incluídas, com destaque para as de Exploração, Modelagem, Planejamento e Operação de Mina. Constitui-se dos seguintes pacotes: Fusion para captura de dados, armazenamento e gerenciamento; Desktop (Studio EM para visualização estimativa básica, Strat3D para modelagem, NPVS para otimização estratégica e planejamento de longo prazo), além dos DataBlast para perfuração e desmonte, software para otimização de sequenciamento de mina e Ventsim para modelamento de Ventilação.


O sistema computacional Vulcan é um dos sistemas computacionais de mineração tridimensional mais avançado do mundo. Possui os seguintes módulos computacionais instalados: Vulcan Geology, com foco principal em modelagem; Vulcan Scheduling, para sequenciamento e planejamento de curto prazo; Vulcan Open Pit Mine Planning, para planejamento de mina a céu aberto, e Vulcan Underground Mine Planning, para planejamento de mina subterrânea.


O laboratório também tem licenciado o conjunto de programas da RocScience: pacote de 16 sistemas voltados para análise bidimensional e tridimensional de estabilidade e de taludes e escavações subterrâneas em maciços rochosos e solo. O pacote é constituído dos seguintes softwares: Slide2, RocTopple, RS2, RocData, Slide3, RS3, Settle3, RocFall, Dips, RocPlane, RSPile, RocsupportEX3, SWedge, CPillar, UnWedge.


O pacote de softwares da RocScience foi adquirido inicialmente com verba de projeto de pesquisa universal de um dos professores do corpo docente do PPGEM e recentemente teve a licença renovada com verba do PROAP/CAPES. Eles são utilizados no desenvolvimento de pesquisas de geotecnia aplicada à mineração e em disciplinas de geotecnia da área de concentração lavra de minas.


É conveniente registrar, aqui, que, visando à otimização dos recursos computacionais disponíveis, as atividades didáticas da área de modelagem matemática de processos também são realizadas no Laboratório de Planejamento de Lavra. Assim, também está sendo utilizado o Moly Cop Tools, que é um conjunto de planilhas (em Excel) de simulação de circuitos de cominuição, principalmente de moagem. Possui módulos de estimativa de parâmetros de quebra, baseados em dados levantados em escala de bancada e em circuitos industriais. Contém módulos de balanço de massas, simulação e escalonamento de circuitos de moagem e hidrociclonagem.


Além dos softwares listados na descrição do Laboratório de Planejamento de Lavra, podemos citar os softwares:


Maple — aplicativo para a computação de expressões algébricas, simbólicas, permitindo o desenho de gráficos a duas ou a três dimensões.


Também foi adquirido o programa EndNote para pesquisa em bases de dados bibliográficos e utilização na organização e formatação de referências bibliográficas.


O Pacote Geostudio, com 15 licenças em rede adquiridos com recursos do Pro-Equipamentos CAPES de 2012, também é um recurso de informática do PPGEM. Nesse pacote existem vários aplicativos para uso em problemas de geotecnia (a respeito de fluxo, análise tensão-deformação e equilíbrio-limite, análise dinâmica, de contaminantes).


Também foi adquirido, como recurso do projeto PROCAD, o programa GID® para pré e pós processamento gráfico de malhas de elementos finitos tridimensionais, os programas Grapher (Golden Software Inc.) e o desenvolvedor de software Fortran da Intel.

Coordenador:

Carlos Enrique Arroyo Ortiz

carroyo@ufop.edu.br